Distrito Federal registra dois casos de Febre Chikungunya - DF Urgente

Publicidade

Últimas notícias

Home Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Distrito Federal registra dois casos de Febre Chikungunya

A Secretaria de Saúde confirmou dois casos de Febre Chikungunya no Distrito Federal, em Junho. Os pacientes contaminados pelo vírus causador da doença moram no DF, mas passaram temporadas no Haiti e República Dominicana. Segundo o governo, o vírus, possivelmente, foi contraído fora do País. 
A febre por vírus Chikungunya é uma doença semelhante à dengue e transmitida pelo mesmo mosquito. Apesar disto, o índice de mortes por Chikungunya é menor e menos frequente. Os principais sintomas são febre alta, dor muscular, dor de cabeça e manchas pelo corpo.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que os pacientes foram medicados e receberam alta no mesmo dia em que se sentiram mal porque apesentaram quadro clínico satisfatório. Apesar da confirmação dos casos, as autoridades de saúde dizem que não há motivo para pânico e que não existem casos de contaminação no Distrito Federal.
— A Secretaria ressalta, ainda, que dispõe de especialistas que fazem o tratamento desta patologia e que as medidas de prevenção são as mesmas já realizadas no combate à dengue, onde são feitas, dentre outras ações, vistorias nas residências de todas as regiões administrativas, diz nota da secretaria de saúde. O tratamento da febre chikungunya é o mesmo oferecido a pessoas infectadas com o vírus da dengue: ministração de analgésicos, hidratação e repouso.  
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde registrou dois casos da febre Chikungunya em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre transmissão da doença. As duas pessoas infectadas moram no município de Oiapoque, no Amapá. Os pacientes apresentaram os primeiros sintomas nos dias 26 e 27 de agosto e os diagnósticos foram confirmados nesta semana. 
Desde janeiro até está terça-feira (16), o Sistema de Vigilância em Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 39 casos da Febre Chikungunya neste ano. Deste total, 37 são importados, ou seja, de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, e dois foram de transmissão dentro do país. 
Do R7

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here